O Projeto de Design de Interiores Residencial possibilita que um ou mais ambientes recebam a personalidade de um lar. Diferente da consultoria, o projeto requer uma série de projetos que integrados compõe todo o ambiente. É preciso avaliar cada caso para determinar o que será necessário. Normalmente um projeto de design de interiores é composto por: projeto de gesso, projeto de iluminação, projeto de paginação de piso, projeto de móveis, projeto de marmoraria, projeto de alterações elétricas e hidráulicas, entre outros.
O projeto de interiores vai além de espaços esteticamente bonitos. É composto por ideias e soluções que buscam praticidade, ergonomia, sustentabilidade, acústica, conforto térmico e funcionalidade. A beleza é apenas a consequência dessas ações.
Também é um complemento do projeto arquitetônico, podendo ser executado junto a ele ou em um espaço já construído. O projeto de interiores faz um planejamento mais minucioso dos elementos que estarão inseridos no ambiente, se preocupando em fazer com que aconteça uma melhor distribuição do mobiliário e que este seja ergonomicamente desenvolvido para o total aproveitamento do local. Ele valoriza seu imóvel, dando personalidade aos espaços e é com ele que se pode garantir um bom planejamento de custos na hora de construir ou reformar.